Loading [MathJax]/extensions/tex2jax.js

MEUS SEGUIDORES

quarta-feira, 25 de abril de 2018

MATEMÁTICO AMADOR RESOLVE QUESTÃO ABERTA HÁ 60 ANOS

Fico imaginando o tanto que  a Matemática é fascinante e tem seus mistérios. E sempre tem alguém tentando desvendar esses enigmas... E não precisa ser exatamente um matemático para desvendar, basta ter um fascínio pela área.
Fazendo minhas pesquisas me deparei com uma reportagem que me chamou atenção.

               
             “Um matemático amador resolve uma questão aberta há 60 anos”                 




O biogerontolgista inglês Aubrey de Grey, formado em ciências da computação na Universidade de Cambridge, nas horas vagas, ele ataca de matemático amador. E foi numa dessas incursões em seu passatempo que ele encontrou a solução para um problema aberto há 60 anos, pelo o Hadwiger-Nelson.

A questão remota a trabalhos do suíço Hugo Hadwiger e do americano Edward Nelson foi publicada pela primeira vez em 1960 pelo divulgador científico Martin Gardner. Trata-se de descobrir o número mínimo de cores para colorir os pontos do plano de modo a garantir que dois pontos a distância 1 nunca sejam representados com a mesma cor.

O desafio despertou o interesse de vários matemáticos famosos, inclusive o húngaro Paul Erdos. Mas durante os estudos e pesquisas esses pesquisadores reduziram as possibilidades, que o plano pode ser colorido por não menos que quatro e não mais do que sete cores, até aparecer o Grey, ninguém conseguiu mudar esses limites. Grey decidiu dedicar seu tempo nessa questão.



E foi nesses momentos de passa tempo que conseguiu encontrar o caminho para o número cromático do problema do plano, ele diz em entrevista à revista norte-americana “Quanta Magazine”, que encontrou o caminho brincando com um fuso de Moser, forma composta de sete vértices e 11 bordas. E nessas brincadeiras, de agregar números enormes dessas construções junto com outras formas, ele percebeu que um compósito de 20 425 vértices exigia mais de quatro cores.

E no dia 8 de abril, o pesquisador publicou a prova no site arxiv.org , sob o título “O número cromático do plano é pelo menos 5”. No artigo, ele demonstra que um grafo com 1 581 vértices requer pelo menos cinco cores diferentes – não quatro como se pensava anteriormente a ser a resposta de menor alcance para o problema.


Fonte: IMPA

Nenhum comentário: