MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 16 de abril de 2018

"QUEM ENTENDE A MATEMÁTICA CONTROLA O MUNDO"


Esses dias um amigo muito especial, me enviou um link de uma reportagem, na qual a frase me chamou atenção, “ Quem entende a matemática controla o mundo”, frase de Marcus du Sautoy. A reportagem é muito interessante, vale a pena ler na íntegra. Vou deixar o link da reportagem completa no final do post. 

Dentre das perguntas realizada na entrevista, convém destacar duas.


P. De todas as ciências, as pessoas sentem um especial fascínio por sua disciplina, a matemática apesar de ser uma das matérias mais odiadas nas escolas. Por quê?

           Acho que as pessoas percebem que os ‘numerati’, os
                 que detém a matemática, têm poder.

R. Acho que é  porque reiteradamente percebemos que a matemática subjas a todo o resto. Para entender qualquer ciência é necessária a matemática: ela é o melhor idioma, a linguagem da natureza. E acho que as pessoas entendem, quando leem sobre a matemática, que ela é um idioma muito poderoso, e que os que a entendem controlam o mundo. Se você perguntar “quais são as potências deste mundo atualmente?”, não são os chefes das nações, são os chefes de empresas como o Google, o Facebook e a Apple. São gente que sabe matemática. Os criadores do Google, Sergei Brin e Larry Page, são dois  geeks que entenderam que a matemática nos permite navegar numa rede muito complexa. Acredito que as pessoas percebam que os numerati, os que detêm a matemática, têm poder.

A tragédia é que parece que a educação nos engana. E é um problema de todos os sistemas educativos. Quando chegamos ao ensino secundário as disciplinas se tornam estanques. Há aula de matemática, depois de música, depois de história, mas não fazemos as conexões entre elas. Quando fazemos matemática não entendemos que ela é a base da música. As pessoas não notam que a matemática tem uma história. Houve um momento em que não tínhamos o zero, e alguém teve a ideia do conceito de zero. A forma de abordar o problema educativo é contextualizar a matemática.

P. Você descreveu a matemática como “a linguagem da natureza”. Considera que ela existe fora da mente humana?

              A matemática é o Deus que todos procuramos

R. Sim, E não é só isso. Eu diria que o motivo pelo qual vemos matemática em todas as partes é porque somos uma manifestação física da matemática. O universo é uma peça matemática. Frequentemente as pessoas querem uma resposta à pergunta sobre quem criou tudo isto. Chamam o criador de Deus, porque não sabem como chama-lo. Einstein usa o termo assim. Meus filhos sempre me dizem: “Tem um problema: quem criou o criador?”. Necessitamos de algo que exista fora do tempo e que não precise de criação: a matemática é o deus que todos procuramos. Mas é normal que eu diga isso, afinal sou matemático.

Leia a reportagem na íntegra 👇


Nenhum comentário: