MEUS SEGUIDORES

BIOGRAFIAS

M.C. Escher 

Maurits Cornelis Escher, nasceu na pequena cidade de Leewarden na  Holanda em 17 de junho de 1898. Entretanto passou a maior parte da sua infĂąncia na cidade de Arnhem onde floreceram suas primeiras habilidades. Começou com seus estudos da arte com o professor F. W. Van de Haagen, com quem aprendeu a trabalhar com as formas e a desenhar em linĂłleoMostrando um grande interesse pelas artes grĂĄficas e (seguindo os conselhos de seu pai), Escher ingressou na Escola SecundĂĄria de Haarlem para estudar arquitetura.
Contudo, em 1919 um artista HolandĂȘs chamado Samuel Jessurun de Mesquita reconhecendo as grandes aptidĂ”es de Escher, insistiu para que ele desistisse da arquitetura e se dedicasse apenas Ă s artes grĂĄficas. Isso foi fĂĄcil para o jovem Maurits, pois seu desejo nunca foi realmente se embrenhar no ramo da arquitetura em primeiro lugar. Escher se tornou pupilo de Mesquita durante seus restantes dias de escola atĂ© ele se formar em 1922.
Depois de se formar na sua escola em Haarlem, Escher viajou constantemente pela Europa, principalmente para ItĂĄlia. Depois de tĂȘ-la conhecido bastante, em 1923 mudou-se para a ItĂĄlia que sempre o fascinou. Escolheu morar em Roma, onde ele viveu atĂ© 1935.
Entre os anos de 1926 e 1935, Escher viajou para o interior da Itålia numa difícil jornada a pé. Abruzzi, Viterbo, Ilha de Corsica, Calåbria, Amalfi e vårias outras locaçÔes através do Sul da Itålia foram visitadas por Escher. Foi dessas jornadas que ele fez vårios dos seus rascunhos daquilo que iria fazer parte da base para seu trabalho futuro. Durante o rigoroso inverno onde sua viagem foi interrompida, ele gastaria seu tempo trabalhando e aperfeiçoando esses rascunhos.
Como sempre, Escher fez vårias cópias detalhadas do seu trabalho para ser re-trabalhado por ele mesmo. Dois lugares em particular foram os Mosaicos dos Mouros encontrar no Alabama, e La Mesquita in Córdoba. Desde então Escher tem sido muito menos móvel, e viajou somente de férias, para visitar seu filho que vivia no exterior ou para dar palestras sobre o seu trabalho. Inglaterra, Canadå, Estados Unidos foram alguns dos lugares que foram visitados por Escher para esse propósito.
Depois ele se mudou para Ukkel, perto de Bruxelas, em 1937. Viajou mais uma vez para a sua terra natal. Em 1970 foi a Ășltima vez que Escher se mudou, quando finalmente ele se fixou em Laren.
Escher morreu em Março de 1972 e seu trabalho continua fascinando geraçÔes pela sua singularidade e originalidade. Ele hoje Ă© uma referĂȘncia,  M. C. Escher, Ă© primordialmente reconhecido pelo seu incrĂ­vel talento artĂ­stico em misturar elementos de surrealismo com elementos de matemĂĄtica alĂ©m de sua incrĂ­vel tĂ©cnica em xilografia e litografia. Gostava de trabalhar desenhos com IlusĂ”es de Espaço e Formas, PrĂ©dios ImpossĂ­veis e Mosaicos GeomĂ©tricos Infinitos (tessellations). Ă‰ um homem estudado e grandemente apreciado pelos matemĂĄticos e cientistas ainda que ele nĂŁo tivesse uma formação formal de matemĂĄtica e fĂ­sica. Entretanto, ele foi um homem modesto e simples que nem sequer considerava a si mesmo um artista ou um matemĂĄtico.

Texto retirado e adaptado dos sites: http://orbita.starmedia.com/necrose/Escher/Escherbiografia.htm  e
 http://www.mcescher.com/



  ESCHER E A GEOMETRIA


Publicado em 01/06/2011
NOVA ESCOLA faz um passeio pela exposição "O mundo mĂĄgico de Escher", em cartaz atĂ© o dia 17 de julho de 2011 no Centro Cultural Banco do Brasil, em SĂŁo Paulo. O arquiteto Roberto PompĂ©ia, professor na Universidade Anhembi-Morumbi e na Escola da Cidade, em SĂŁo Paulo, comenta os conceitos matemĂĄticos que aparecem nas obras do artista grĂĄfico holandĂȘs.




Fonte: Nova Escola

Nenhum comentĂĄrio: