Uma indústria automotiva que pretende lançar um novo modelo de carro faz uma pesquisa para sondar a preferência dos consumidores sobre tipo de combustível, número de portas, potência do motor, preço, cor, tamanho, etc. Cada uma dessas características é uma variável da pesquisa.Na variável “tipo de combustível”, a escolha pode ser, por exemplo, entre etanol e gasolina. Dizemos que esses são valores ou realizações da variável “tipo de combustível”.
Variável qualitativa
Em uma pesquisa que envolve pessoas, por exemplo, as variáveis consideradas podem ser sexo, cor de cabelo, esporte favorito e grau de instrução. Nesse caso dizemos que as variáveis são qualitativas, pois apresentam como possíveis valores uma qualidade (ou atributo) dos indivíduos pesquisados. Além disso, dizemos que as variáveis qualitativas podem ser ordinais, quando existe uma ordem nos
seus valores, ou nominais, quando isso não ocorre.
Por exemplo, “grau de instrução” é uma variável qualitativa ordinal, já que seus valores podem ser
ordenados (Fundamental, Médio, Superior, etc.).
Variável quantitativa
Quando as variáveis de uma pesquisa são, por exemplo, altura, peso, idade em anos e número de irmãos, dizemos que elas são quantitativas, pois seus possíveis valores são números.
As variáveis quantitativas podem ser discretas, quando se trata de contagem (números inteiros), ou contínuas, quando se trata de medida (números reais).
Por exemplo:
a) “Número de irmãos” é uma variável quantitativa discreta, pois podemos contar (0, 1, 2, etc.).
b) “Altura” é uma variável quantitativa contínua, uma vez que pode ser medida (1,55 m, 1,80 m, 1,73 m, etc.).
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