MEUS SEGUIDORES

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA: UNIDADE DE COMPRIMENTO

Vamos iniciar o nosso post de hoje abordando um assunto que Ă© muito discutido em sala de aula, medidas de comprimento.  Em nosso dia a dia lidamos o tempo todo com medidas, seja de comprimento, massa, tempo,  capacidade e por aĂ­ vai! Lembre de algumas situaçÔes em que vocĂȘ use medidas e suas unidades no decorrer do dia. 
Dentre os 23 anos que ministro aulas de matemĂĄtica, vejo que os alunos possui dificuldades para o entendimento desse assunto. Desse modo, vou  deixar  uma sugestĂŁo de atividade que possa  ajudar os estudantes compreender de maneira prĂĄtica as unidades de comprimento.

ATIVIDADE
1 - Material para a atividade:
• LĂĄpis
• Borracha
• RĂ©gua plĂĄstica
• Tesoura sem ponta
• Cola branca
• Cartolina branca
(uma folha por dupla de alunos)

2 - Metodologia
Vamos reunir os alunos em duplas e construir uma régua para obter medidas de objetos que tenham comprimentos maiores.

1° Passo
Confecção: recortem a cartolina em 2 tiras com 5 cm de largura cada. Em seguida colaremos duas pontas e deixaremos secando.

Observe as imagens 👇😉



















2° Passo 
Com caneta e rĂ©gua, apĂłs secar a colagem, vocĂȘs devem traçar uma linha horizontal que se entenda por toda a tira da cartolina. Utilizando ainda a rĂ©gua e a caneta façam traços verticais de um em um cm por toda a extensĂŁo da tira, e os numerem de 0 a 100. 

Fazendo isso sua rĂ©gua estĂĄ pronta 😊 .

Pode-se usar canetas coloridas ou lĂĄpis de vĂĄrias cores diferentes para marcar os nĂșmeros, ou entĂŁo a cada dez cm marcar com outra cor, sejam criativos!

SugestĂ”es de atividade 👧👹

Utilizando as 2 réguas construídas pelos estudantes, elejam um objeto de tamanho médio ou grande que hå no interior de sua escola (com o orientação do professor) e utilizando o espaço abaixo faça o desenho ou identifique as partes e coloque todas as medidas encontradas.
Os trabalhos devem ser divididos nos grupos em duas duplas. A cada dupla um aluno fica com a incumbĂȘncia realizar as medidas e o outro irĂĄ anotar. É importante realizar o desenho do objeto e colocar suas medidas, ou entĂŁo escrever as partes do objeto.
Obs.: guardar a régua para atividades futuras

Exemplo:
- as medidas de uma mesa:
• Comprimento do tampo da mesa
• Largura do tampo da mesa
• Espessura do tampo da mesa
• Altura de cada pĂ© da mesa

Exemplos de objetos que podem ser escolhidos: mesas, cadeiras, portas, computadores, caixas, armĂĄrios etc.


Nenhum comentĂĄrio: