O termo nivelamento é especificamente utilizado como foco em habilidades básicas que os estudantes precisam desenvolver para acompanhar o Currículo da série/ano em curso. Neste contexto, é importante ressaltar que o nivelamento é como processo e ação emergencial de recuperação. Espera -se que, em médio prazo, o nivelamento seja desnecessário, isso se dá quando o acompanhamento de fato aconteça.
E o objetivo é que as equipes escolares promovam um momento de avaliação diagnostica e considerando as habilidades que os estudantes ainda não dominam, possam prever/rever ações de nivelamento para que os estudantes deem continuidade aos estudos conforme no ano/serie que esteja cursando.
Neste contexto, a ação de nivelamento faz parte de um conjunto de estratégias pedagógicas que incentiva os estudantes a acompanhar as aulas e a se interessar em aprender o que está sendo ensinado.
Para a realização das ações de nivelamento, é necessário que se aplique a avaliação diagnóstica, no primeiro e no segundo semestres, baseada no Currículo de cada Estado, no que afere as habilidades básicas correspondentes aos conteúdos dos anos/séries anteriores cursados pelos estudantes. É importante garantir a aplicação dessa avaliação nesses dois momentos, permitindo, assim, a comparação dos seus resultados.
Os objetivos das avaliações diagnóstica, por meio de instrumentos de caráter diagnóstico, são: verificar o nível de aprendizado real dos estudantes, acompanhar a aprendizagem das turmas e do estudante de forma individualizada e fornecer indicadores para que a escola possa traçar seu Plano de Ação de Nivelamento, de modo a garantir a aprendizagem de todos, no transcorrer do ano letivo em curso. Esses indicadores, somados àqueles já realizados pela escola, em seu diagnóstico próprio, podem ajudar na definição de estratégias para os processos de recuperação da aprendizagem.
Por exemplo, em matemática deve-se observar se os estudantes conseguem extrapolar o conhecimento matemático que aprenderam em novos contextos. Em relação a competência em Matemática é a capacidade e o individuo formular, empregar e interpretar a Matemática em uma variedade de contextos dentro e fora da escola. Dessa forma, deve-se acompanhar os estudantes no sentido de verificar se estão desenvolvendo o raciocínio matemático em diversos contextos , seja pelo uso de ferramentas, procedimentos, fatos e conceitos matemáticos para descrever, explicar e analisar fenômenos em todos os componentes curriculares.
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