A metodologia usada no Nivelamento em Matemática é a Metodologia do ciclo PDCA
Você sabe o que significa PDCA ? Não ! É utilizado nas Escolas de Jovem Ação de Tempo Integral. Então, vamos entender o que significa.
PDCA: Planejar (Plan), Fazer (Do), Monitorar (Check) e Agir (Act)
De acordo com os procedimentos propostos pela SEE-SP, o nivelamento segue o seguinte fluxo:
1. Planejar: alinhar o conceito sobre os objetivos a ser alcançados e organizar a logística para aplicar a primeira avaliação diagnóstica. Após os resultados da avaliação, a fase do P será o planejamento das ações que deverão ser contempladas no Plano de Ação de Nivelamento, de modo que atendam às necessidades apontadas pelos indicadores da avaliação.
2. Fazer: aplicar a avaliação diagnóstica e realizar as ações previstas no Plano de Ação de Nivelamento.
3. Monitorar: acompanhar o processo e os resultados dos alunos durante a execução do Plano de Ação de Nivelamento.
4. Agir: esse é o momento de corrigir as práticas, caso não se tenha alcançado as metas propostas no Plano de Ação de Nivelamento, e replicar as que obtiveram sucesso no alcance da aprendizagem dos estudantes. A partir daqui, reinicia-se o ciclo PDCA, pelo planejamento de novas ações a partir dos dados levantados.
É importante lembrar os educadores de que o ciclo PDCA se aplica durante todo o processo denivelamento e que as fases podem acontecer simultaneamente.
Fonte: Nivelamento. Programa Ensino Integral. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário