Pessoal, estou disponibilizando outros exemplos de atividades envolvendo gráficos, que podem ser contextualizado com o cotidiano dos alunos. Nesta atividade será proposto outro tema bastante interessante, Meios de comunicação: internet.
1 - Observe a tabela abaixo, com os dados de uma pesquisa feita por um estudante do 7º ano que perguntou a 60 meninos e a 50 meninas o que mais os motivavam a utilizar a internet. Na tabela estão representadas as duas respostas mais citadas.
Responda de acordo com a tabela:
a) Dos entrevistados, quantos meninos e quantas meninas usam frequentemente a internet para estudo?
b) Quantos meninos com idade entre 12 e 14 anos usam a internet frequentemente em seus estudos ou para conversar com os amigos?
c) Quantas meninas usam frequentemente a internet para estudo?
d) E na sua turma, quais seriam os resultados dessa pesquisa?
2. O gráfico abaixo mostra a evolução dos telefones de uso público instalados no território brasileiro de 1995 até 2005.
a) Construa uma tabela com as informações apresentadas no gráfico:
b) Qual é o número de telefones públicos instalados no Brasil em 2000?
c) É correto afi rmar que, em 2004 no Brasil, havia mais de 1.500.000 telefones públicos instalados? Por quê?
3. Entre as novas tecnologias, os jogos eletrônicos fazem um grande sucesso. A idade das pessoas que adoram distrair-se (ou encarar um desafi o) com um bom game variam dos 5 aos 50 anos. Existem inclusive cursos superiores em universidades sobre jogos digitais. Por falar em jogos, uma pesquisa realizada indicou a preferência de jogos com os seguintes percentuais: Xbox 360 (15%), PlayStation 2 (25%), PlayStation 3 (20%), Wii (10%) e PC (30%).
a) Complete a tabela para organizar os dados da pesquisa.
Preferência das plataformas de games |
fonte: dados fi ctícios.
b) Construa um gráfi co de colunas para apresentar os dados da tabela. No eixo horizontal (abscissa) você deve colocar o nome dos games.
4 - Em 2005, o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) fez uma pesquisa sobre os meios de comunicação nos domicílios brasileiros, entre eles sobre a posse individual de telefone celular e acesso à internet. O gráfico abaixo mostra a distribuição desses dados:
a) Organize em duas tabelas (uma para domicílios e outra para pessoas) os dados apresentados no gráfico acima:
5 - Há indicadores de que o sistema educacional brasileiro vem melhorando, mas alguns dados da última década mostram que ainda há muito a ser feito. Em 2004, em Brasil em números, o IBGE publicou que as taxas de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais decresceram ao longo das décadas conforme o gráfico abaixo.
Quanto diminuiu, aproximadamente, a taxa percentual de analfabetismo entre 1980 e 2002?
a) 40% b) 39,1% c) 35% d) 13% e) 6,2%
6 - Um jornal publicou uma notícia sobre a variação de preços de produtos alimentícios durante o primeiro semestre e representou os dados por meio do seguinte gráfico:
Exatamente em que mês a taxa de variação de preços de produtos alimentícios alcançou o maior valor?
a) janeiro b) fevereiro c) março d) abril e) maio
Fonte: Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
3 comentários:
Oi Clean! estou participando do bog "Aprender é viver" , enteri para conhecer o seu, já estou seguindo porque é um blog maravilhoso, rico em conhecimentos. Convido você a conhecer o meu, se gostar participe. Abraços uma noite abençoada.
Oi Clean! vim agradecer o carinho da sua visita e participação no meu blog. Volte sempre aquele cantinho é nosso. Postei na página de agradecimentos um mimo pra você, espero que goste. Abraços , sucesso uma noite abençoada.
Olá Educadora Clean, estou aqui para conhecer um pouco do seu trabalho/blog. Vejo que sua missão é uma das mais gratificantes, promover o conhecimento. É verdade que ganhamos pouco, mas somos recompensados de outros prazeres da profissão.
Educadora Clean, permita-me deixar um link de um projeto para unir ainda mais o nosso trabalho/prazer, o blog. Trata-se de um espaço que divulga outros blogs ligados diretamente à educação, o Educadores Multiplicadores. (A parceria é justa, sincera e dinâmica). Venha fazer parte desta Família e torne-se um Multiplicador(a)!
Quando tiver um tempinho e caso queira mais informações leio o texto no link abaixo:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html
http://www.marquecomx.com.br/
Abraços sinceros, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
Postar um comentário