Nesta atividade será proposto problemas relacionados a temas como esporte, saúde e novas tecnologias.Cujo objetivo é ler, interpretar e construir gráficos de vários tipos.
Para esta atividade solicite aos alunos que tragam jornais e/ou revistas para analisarem alguns gráficos, peça aos alunos que descubra algumas informações que eles apresentam. Posteriormente, socialize o que os alunos descobriram nos gráficos.
Veja se eles analisam título, legenda, texto explicativo, fonte e etc.
Objetivos:
1.Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada por meio de gráficos de colunas, barras, setores e linha.
2.Construir gráficos de colunas, de barras e de linhas para apresentar dados coletados.
Esporte é saúde
1- A prática de esportes é considerada boa para nossa saúde, pois pode prevenir
várias doenças.
O gráfi co abaixo apresenta os resultados de uma pesquisa feita com jovens
sobre os esportes que eles praticam semanalmente. Cada aluno poderia
escolher uma única opção.
Responda:
a) Quantos jovens praticam vôlei?
b) Quantos jovens praticam algum esporte?
c) Quantos jovens participaram da pesquisa?
d) É correto afi rmar que mais de 10% de estudantes dessa escola não praticam esporte? Por quê?
2 - Cada vez mais atletas e seus treinadores usam recursos tecnológicos para avaliar e melhorar seu desempenho físico. O gráfico abaixo apresenta a distância percorrida por um atleta em uma corrida de 200 metros.
Classifique as afi rmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o gráfico:
a) ( ) 0,5 min após o início da corrida, o atleta está exatamente a 70 metros da saída.
b) ( ) Percebe-se que o atleta aumentou sua velocidade entre 1,5 e 2 min após o início da corrida, pois ele percorreu uma distância maior no mesmo intervalo de tempo.
c) ( ) Comparando todos os intervalos, concluímos que o atleta foi mais veloz entre 2,0 min e 2,5 min após o início da corrida.
3 - Observando o gráfico, preencha a tabela abaixo:
distância percorrida (m) | tempo (min) |
40 |
|
70 | 1,0 |
| 1,5 |
4 - No gráfico abaixo, está representada a distância percorrida por 2 atletas em
uma corrida de 600 m.
a) 10 segundos após o início da corrida, os dois corredores se encontram. Quando eles se encontram novamente?
b) Em que instante(s), aproximadamente, o atleta 1 supera o atleta 2?
c) Qual atleta percorreu a maior distância?
5 - A temperatura do corpo humano sofre pequenas alterações e é considerada
normal quando está entre 36,5 °C e 37 °C. Mas, quando a temperatura ultrapassa os 37 graus Celsius, dizemos que a pessoa pode estar com febre.
A tabela mostra a temperatura de um jovem durante um período de 12 horas.
Represente as informações da tabela no gráfi co abaixo e responda as questões:
a) Em que intervalo de tempo a temperatura do jovem é normal?
b) Aproximadamente em que intervalo de tempo ele entrou em estado febril?
c) Aproximadamente em que intervalo de tempo ele começou a melhorar? Explique.
Fonte: Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
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