MEUS SEGUIDORES

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Estudando Gráficos: 04

Estou disponibilizando outros exemplos de atividades envolvendo gráficos.

1. O gráfico abaixo mostra a evolução do serviço de telefonia móvel no Brasil (em milhares) entre os anos de 1995 e 2005.

image

a) Organize os dados do gráfico acima na seguinte tabela:

Evolução do serviço móvel celular – Brasil

   
   
   
   

b) Qual era o número de telefones celulares no Brasil em 2002?
c) É correto afi rmar que no ano de 2004 havia mais de 500.000 telefones
celulares no Brasil? Por quê?

2 - Observe o gráfico de linhas, em que os pontos são unidos por segmentos de reta. Nesse exemplo, você pode notar que há duas informações relacionadas entre si: os meses do ano e o consumo de energia de uma residência.

image

Responda às questões:
a) Em que mês o consumo de energia foi de 70 kWh?
b) Em outubro, o consumo foi maior que o de setembro?
c) Em sua opinião, por que nos meses de junho, julho e agosto há maior
consumo de energia nessa residência paulistana?

3 - Analise o gráfico de setores ao lado, apresentado na Prova Brasil, que mostra o resultado de uma pesquisa que verifi cou a relação entre longevidade e os hábitos de 200 pessoas de uma comunidade. Que gráfi co de barras melhor representa a pesquisa?

image

image

4 - Os resultados de uma pesquisa feita com pessoas jovens e adultos brasileiros sobre algumas habilidades matemáticas em situações cotidianas foram apresentados no 5o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF. As respostas para a pergunta: “Quando o(a) sr.(a.) precisa fazer pequenas contas, o(a) sr.(a.) toma qual destas atitudes?” são apresentadas no quadro abaixo:

image

Na elaboração do gráfico de colunas a seguir, foi cometido um erro. Localize-o:

image

5 - O gráfico abaixo mostra a evolução da preferência dos eleitores pelos candidatos A e B.

image

Em que mês o candidato A alcançou, na preferência dos eleitores, o candidato B?
 a) Junho            b) Julho                c) Agosto              d) Setembro

Fonte:  Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.

Nenhum comentário: