AVISO !!NOVO ENDEREÇO ELETRÔNICO O endereço👉 https://cleanlourenco.blogspot.com/, foi direcionado para 👉 https://crmathcriativa.blogspot.com
MEUS SEGUIDORES
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Mensagem do Dia do Professor
Ao Mestre Com Carinho
Composição: (Biafra/Costa Netto)
Quero aprender
Sua lição
Que faz tao bem
Pra mim,
Agradecer
De coração
Por você ser assim
Legal ter você aqui,
Um amigo
Em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
Pra alcançar as estrelas,
Não vai ser fácil mas se eu te pedir,
Você me ensina como descobrir
Qual é o melhor caminho.
Foi com você
Que eu aprendi
A repartir tesouros
Foi com você
Que eu aprendi
A respeitar os outros
Legal ter você aqui
Um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição amigo eu ofereço
Essa canção ao mestre com carinho!!!
Pra mostrar pra você
Que eu não esqueço mais essa lição
Amigo,eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho.
sábado, 9 de outubro de 2010
FORMAÇÃO DO GESTAR II - 2° MODULO
Nos dias 06, 07 e 08 de outubro aconteceu em Araguaina mais uma Formação Continuada Gestar II de Matemática. Nesta formação os professores estudaram a TP 4 em específico a unidade 15 : Água - da hipótese de Tales a um problema no mundo atual.
Estes três dias foram muito importantes, visto que os professores tiveram oportunidades de tracarem experiencias de sala de aula e aprimorar os conhecimentos sobre determinados assuntos. Acredito que com essa nova cara do gestar II os professores tiveram mais aproveitamento durante a realização das atividades. Todas as atividades e oficinas realizadas durante a formação foi possível perceber o envolvimento e o comprometimento dos cursistas e a vontade de chegar na escola para desenvolver alguma das atividades realizadas na formação. Percebe-se durante a socialização das atividades que a maioria dos professores vêem realizando um trabalho brilhante em sala de aula, mesmo assim foram sugeridas e demostaradas pelo formador João Batista várias oficinas para o professor trabalhar em sala de aula. Em particular esta formação superou expectativas.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
domingo, 19 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
III DIA “D” DE MATEMÁTICA
No dia 18 do mês de maio de 2010 foi realizado o Dia "D" da Leitura com a temática: O III Dia "D" da Matemática com a realização das ações do PDE e PEA. Esse dia foi criado com objetivo de comemorar o Dia Nacional da Matemática que é no dia 06 de maio. Em virtude de alguns problemas interno da escola o mesmo foi prorrogado para o dia 18 de maio.
Acredita – se que os alunos vêm desenvolvendo habilidades em diversas áreas do conhecimento, pois neste dia foram apresentados vários trabalhos desenvolvidos de forma interdisciplinar entre matemática, português, artes e filosofia.
Esse evento vem a cada dia superando as expectativas, pois a participação dos alunos é satisfatória, é um momento para os alunos perceberem a importância da matemática seja na escola, no trabalho, na vida pessoal enfim em qualquer situação do cotidiano a mesma se faz presente e é indispensável na vida de qualquer ser humano.
PROJETO GEOMETRIA E ARTES
Durante as aulas foram trabalhados conteúdos relacionados à geometria e arte de forma interdisciplinar onde os alunos foram orientados que durante essa aulas estariam desenvolvendo ações de geometria e arte e a produção desses trabalhos seria apresentado no Dia "D" de Matemática um dia muito especial para exposição de todos os trabalhos confeccionados pelos alunos.
Neste período os alunos confeccionaram mosaicos de diversos tipos, utilizando vidro, serragem, algodão, cerâmica e sementes, conheceram e produziram estrelados e Mandalas, confeccionaram cartões com dobraduras, desenharam várias figuras planas nas malhas quadriculadas e pontilhadas, montaram figuras de animais, pessoas, objetos e figuras planas com as peças do Tangram, confeccionaram sólidos geométricos com canudo de refrigerante, com papel cartão, origami, tecelagens e tetraedros desenhados para ornamentação do evento.
Com este Projeto os alunos aprenderam conceitos matemáticos e arte ao mesmo tempo. Todas as atividades foram desenvolvidas com a metodologia do Gestar II envolvendo o cotidiano do aluno. Percebe-se que os alunos envolveram-se intensamente, mostrando suas criatividades, habilidades de matemática e arte.
Esta ação foi muito relevante para estimular a aprendizagem, porém os alunos se sentiram motivados na realização da mesma. No dia 18 de maio foi realizada a exposição de todos os trabalhos realizados pelos alunos, onde houve a participação dos alunos do 6º ano 9º ano e 3º período da EJA.
Projeto Brincando também se aprende
A participação dos alunos no evento foi fundamental para o sucesso visto que a cada ação realizada percebe-se que os alunos vêm envolvendo-se mais nas atividades planejadas para realização do evento.
AÇÃO MINI - SUPERMERCADO
Foi possível trabalhar com questões morais e éticas visto que os alunos receberam um valor (x) em cédulas para realizar a compra, após essa simulação o aluno deve devolver a mesma quantidade que recebeu do caixa.
Todas essas atividades tiveram a participação ativamente dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos períodos matutino, vespertino e no período noturno com os alunos do 3º segmento da EJA.
BRINCANDO COM OS GRÁFICOS INTERATIVOS
Para concretizar esta ação foram dividas a turma em grupos de 5 alunos e cada grupo escolheu um dos tema para sua pesquisa dentro da proposta feita pelo professor :Com a Temática Conhecendo o perfil dos alunos. Os alunos realizaram a pesquisa na própria sala de aula entre os colegas. Após a pesquisa realizada os alunos tabularam os dados coletados. Em outra aula os professores levaram os alunos para o laboratório de informática de acordo o agendamento, para construírem os gráficos utilizando a planilha do Excel.
Esta ação foi muito promissora para estimular e desenvolver competências e habilidades referentes ao contexto apresentado, percebido o envolvimento dos alunos durante a execução desta atividade.
domingo, 4 de julho de 2010
Oficina digital de matemática
Para realizar esta ação os alunos se direcionaram para o laboratório de informática onde foram instruídos a usar o editor de texto Word para realização da mesma. Neste momento os alunos se organizam em grupos e após foram proposto para criarem mosaico com os polígonos regulares , imagens com figuras planas, ou seja, usando usar a criatividade para produzirem a atividade proposta.
Esta ação foi muito relevante para estimular a aprendizagem dos alunos, também dinamizar as aulas e incluir as tecnologias da informação nas aulas de matemática.
Os trabalhos confeccionados pelos alunos serão expostos no mural e apresentado no dia 18 de maio no Dia "D" da Matemática para os alunos, funcionários, pais e comunidade local.
OFICINA DE MATEMÁTICA E ARTES
Para realizar esta ação foram dividas por turmas e cada turma ficou responsável para confeccionar alguns sólidos com canudos, caixa para presente em formato de alguns sólidos, cartões decorativos e Mandalas. A mesma tem como objetivo trabalhar na prática alguns conhecimentos adquiridos em sala de aula tanto de matemática como também de artes.
Esta ação proporcionou os alunos a desenvolverem várias habilidades matemáticas como: reconhecer e manipular os sólidos de Platão; compreender e diferenciar faces, arestas e vértices; Saber calcular a área e o volume do cubo e do prisma retangular; Saber usar unidade de medida adequada para calcular a quantidade de material necessário para confecção das caixas de presente: Desenvolver habilidades artísticas quanto à dobradura e pintura durante a confecção dos cartões e Mandalas.
Esta ação foi muito relevante para estimular a aprendizagem dos alunos, além dos alunos se sentiram motivados na realização desta oficina.
Os materiais produzidos nesta oficina serão expostos no dia 18 de maio no Dia "D" de Matemática com a participação dos alunos do 6º ano 9º ano e 1º ao 3º período da EJA.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
HOMENAGIADO: MALBA TANHAN
O GENIAL ATOR DA SALA DE AULA
QUEM É:
Júlio César de Mello e Souza, nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro e celebrizou-se como Malba Tahan. Foi um caso raro de professor que ficou quase tão famoso quanto um craque do futebol. Em classe, lembrava um ator empenhado em cativar a platéia.
Escolheu a mais temida das disciplinas, a Matemática. Criou uma didática própria e divertida, até hoje viva e respeitada. Ainda está para nascer outro igual.
PROBLEMAS DAS 1001 NOITES
Malba Tahan e Júlio César formaram uma dupla de criação que produziu 69 livros de contos e 51 de Matemática. Mais de dois milhões de exemplares já foram vendidos. A obra mais famosa, O Homem que Calculava, está na 38ª edição.
Com o seu pseudônimo, Júlio César propunha problemas de Aritmética e Álgebra com a mesma leveza e encanto dos contos das Mil e Uma Noites. Com sua identidade real, foi um criativo e ousado professor, que estava muito além do ensino exclusivamente teórico e expositivo da sua época, do qual foi um feroz crítico. "O professor de Matemática em geral é um sádico", acusava. "Ele sente prazer em complicar tudo."
O NASCIMENTO DE MALBA TAHAN
Quando tinha 23 anos, e era colaborador do jornal carioca O lmparcial, entregou a um editor cinco contos que escrevera. A papelada ficou jogada vários dias sobre uma mesa da redação. Sem fazer nenhum comentário, Júlio César pegou o trabalho de volta. No dia seguinte, reapareceu no jornal. Trazia os mesmos contos, mas com outra autoria.
Em vez de J.C. de Mello e Souza, assinava R.S. Slade, um fictício escritor americano. Entregou os contos novamente ao editor, dizendo que acabara de traduzi-los e que faziam grande sucesso em Nova York. O primeiro deles, A Vingança do Judeu, foi publicado já no dia seguinte - e na primeira página. Os outros quatro tiveram o mesmo destaque.
Júlio César aprendeu a lição e decidiu que iria virar Malba Tahan. Nos sete anos seguintes, mergulhou nos estudos sobre a cultura e a língua árabes. Em 1925, decidiu que estava preparado. Procurou o dono do jornal carioca A Noite, Irineu Marinho, fundador da empresa que se tornaria as atuais Organizações Globo. Marinho gostou da idéia. Contos de Mil e Uma Noites foi o primeiro de uma série de escritos de Malba Tahan para o jornal. Detalhista, Júlio César providenciou até mesmo um tradutor fictício. Os livros de Malba Tahan vinham sempre com a "tradução e notas do prof. Breno Alencar Bianco".
Mudança de Identidade
Malba Tahan, em árabe, quer dizer o "Moleiro de Malba". Malba é um oásis e Tahan, o sobrenome de uma aluna, Maria Zechsuk Tahan. Por deferência do presidente Getúlio Vargas, o professor pode usar o pseudônimo na carteira de identidade. Ele gostava de vistar os trabalhos escolares carimbando o "Malba Tahan" escrito em caracteres árabes.
O gênio
Malba Tahan, o gênio da Matemática, foi um desastre completo nos números quando era o aluno Júlio César de Mello e Souza, do Colégio Pedro II, no Rio. Nessa época, seu boletim registrou em vermelho uma nota dois, em uma sabatina de Álgebra, e raspou no cinco, em uma prova de Aritmética
Júlio César foi professor de História, Geografia e Física até dedicar-se à Matemática. Sua fama como pedagogo se espalhou e ele era convidado para palestras em todo o país. A última foi em Recife, no dia 18 de junho de 1974, quando falou para normalistas sobre a arte de contar histórias. De volta ao hotel, sentiu-se mal e morreu provavelmente de enfarte
O dia da Matemática
Em homenagem ao centenário de seu nascimento ocorrido no ano de 1995 a Câmara Municipal da cidade de São Paulo e a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro criaram o Dia da Matemática a ser comemorado todo dia 6 de maio através de eventos, trabalhos, feiras, teatro, leituras, exposições escolares e outras atividades.
sábado, 24 de abril de 2010
CALCULANDO ÁREA COM AS PEÇAS DO TANGRAM
1- Pegue as sete peças do Tangram e determine a área de cada uma, utilizando como unidade o triangulo pequeno e o quadrado. Complete a tabela abaixo.
Unidade de área | ||
Figura | Triângulo pequeno | Quadrado |
Triângulo pequeno | ||
Triângulo médio | ||
Triângulo grande | ||
Quadrado | ||
Paralelogramo |
2 - Compare os números da primeira coluna com os da segunda. O que você conclui? Justifique.
3 - Com as peças do Tangram, construa cada uma das figuras abaixo. Calcule a área de cada figura, utilizando o triângulo pequeno e o quadrado como unidades de medida. Preecha a tabela com os dados obtidos.
Unidade de área | ||
Figura | Triângulo pequeno | Quadrado |
A | ||
B | ||
C |
ATIVIDADE: FORMANDO FIGURAS PLANAS COM AS PEÇAS DO TANGRAM
01 – Forme as figuras planas com as peças do Tangram.
a) Forme um quadrado, usando:
- só 2 peças
- só 3 peças
- só 4 peças
- só 5 peças
- só 6 peças
- só 2 peças
- só 3 peças
- só 4 peças
- só 3 peças
- só 4 peças
Forme todos os quadrados possíveis, usando somente triângulos.
a) Quantos quadrados você obteve?
b) Quantas peças você usou para formar cada quadrado?
ATIVIDADE COM AS PEÇAS DO TANGRAM
01 – Responda as questões de acordo com a figura ao lado.

a) Quantas peças tem o Tangram?
b) Quantas peças são triangulares?
c) Quantas peças são quadriláteros?
d) Quantas peças são paralelogramos?
02 – Separe as peças do Tangram em grupos, de modo que em cada grupo todas as peças tenham o mesmo número de lados.
a) Em quantos grupos foi possível separar todas as peças?
b) Qual o nome que se dá às figuras de cada grupo?
03 – Brincando com as peças do Tangram, forme de acordo com as ordens da tabela.
Número de peças | Figuras |
a) 2 | Dois paralelogramos diferentes |
b) 3 | Um retângulo |
c) 4 | Dois paralelogramos diferentes |
d) 5 | Um trapézio |
TANGRAM
CONHECENDO O TANGRAM
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
LENDA SOBRE O TANGRAM

LENDA SOBRE O TANGRAM
Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderá eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem tem pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
CONTEÚDOS
Com o uso do Tangram pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos.
HABILIDADES
Trabalhar com Tangram permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita, construção, noções de área e frações.
O TANGRAM EM SALA DE AULA
Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de Artes e está cada vez mais presente nas de Matemática. O trabalho com o Tangram deve em suas atividades iniciais visar à exploração das peças e a identificação das suas formas.
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras, nesse momento é fundamental a mediação do professor, assim cabe ao aluno reconhecer, interpretar, analisar as possibilidades e tentar a construção.
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras, nesse momento é fundamental a mediação do professor, assim cabe ao aluno reconhecer, interpretar, analisar as possibilidades e tentar a construção.
sábado, 10 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)