Segue as habilidades dividas por 7 área de competências, espero que possa ajudar os professores no momento do planejamento das aulas.
Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H1 - Utilizar no contexto social, diferentes significados e representações dos números naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 - Utilizar alguns procedimentos de cálculo com números naturais, inteiros, racionais ou reais.
H3 - Resolver situação problema com números naturais, inteiros racionais ou reais envolvendo significados da adição, subtração, multiplicação ou divisão, potenciação ou radiciação.
H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
H7 - Identificar características de polígonos ou sólidos (prismas, pirâmides, cilindros).
H8 - Resolver situação problema que envolva noções geométricas (ângulo, paralelismo, perpendicularismo).
H9 - Utilizar o teorema de Pitágoras ou semelhança de triângulos na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 3 – Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 - Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, área, volume).
H11 - Aplicar a noção de escalas na leitura de plantas ou mapas.
H12 - Resolver situação problema que envolva medidas de arcos ou ângulos (grau e radiano), utilizando teorema de Pitágoras ou razão trigonométrica (seno de um ângulo agudo).
H13 - Avaliar a razoabilidade do resultado de uma medição, na construção de um argumento consistente.
H14 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando cálculos de perímetros, área de superfícies planas ou volume de blocos retangulares
Competência de área 4 - Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 - Identificar leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre duas grandezas. H16 - Resolver situação problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais.
H17 - Utilizar informações expressas em forma de juros (simples ou composto) como recurso para a construção de argumentação (aumentos e descontos sucessivos).
H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando cálculos de porcentagem e/ou juros.
Competência de área 5 - Aplicar expressões algébricas para modelar e resolver problemas, envolvendo variáveis socioeconômicas ou técnico científico.
H19 – Identificar representações algébricas que expressem a relação de interdependência entre duas grandezas.
H20 - Identificar gráfico cartesiano que represente a relação de interdependência entre duas grandezas (variação linear).
H21 - Resolver situação problema cujos dados estejam expressos em gráfico cartesiano que mostre a variação de duas grandezas.
Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H22 - Identificar informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos (de coluna, de setores e de linha).
H23 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H24 – Resolver situação problema com dados apresentados em forma de tabela de dupla entrada ou gráfico.
H25 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
H26 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando informações expressas em gráficos ou tabelas.
Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas e cálculos de probabilidade, para interpretar informações de variáveis apresentadas em Competência de área uma distribuição estatística.
H27 - Calcular a média aritmética de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou gráficos de colunas.
H28 - Resolver situação problema que envolva processos de contagem ou noções de probabilidade. H29 - Utilizar médias aritméticas, noção de probabilidade ou conhecimentos estatísticos como recurso para a construção de argumentação.
H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando probabilidade e/ou conhecimentos estatísticos (porcentagem, gráficos e/ou médias).
Nenhum comentário:
Postar um comentário