Imagine que você e um colega devem ajudar a professora a organizar um passeio ao Zoológico e que surgiram os problemas abaixo.
1. Ao preparar um passeio ao Zoológico, uma professora comprou 248 ingressos. Quantos ingressos ela ainda vai precisar comprar para levar ao passeio 150 alunos do 4º ano, 136 do 3º ano e 112 do 2º ano?
2. As professoras do 4º ano levaram 257 alunos ao Zoológico, e 126 eram meninas. Quantos meninos foram ao passeio?
Agora, vamos ajudar os funcionários do Zoológico a resolver alguns problemas.
3. O setor de alimentação animal preparou, em quatro dias, 152 refeições para os leões, 104 para os rinocerontes e 41 para os macacos. Quantas refeições foram preparadas para alimentar todos esses animais?
4. O dono de uma das lanchonetes do Zoológico comprou 587 picolés para vender num fi m de semana. Ao encerrar as vendas, no domingo, verifi cou que restaram 53. Quantos picolés ele vendeu nesse fi m de semana?
Novos animais para o Zoológico
5. O zoológico recebeu quatro novos animais. Uma zebra de 457 quilos, um camelo de 461 quilos, uma onça-pintada de 123 quilos e um fi lhote de elefante de 3.395 quilos. Desses animais, qual pesa mais? Quantos quilos a mais que a onça?
6. Esses mesmos animais precisam ser transportados num caminhão com capacidade de até 4.000 quilos. É possível transportar os quatro ao mesmo tempo? Por quê?
Como se pode transportá-los? Faça os cálculos que achar necessários para resolver o problema.
Fonte: Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
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