MEUS SEGUIDORES

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SITUAÇÃO PROBLEMA : MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO

1. Leia o texto:

A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A diversidade dietética que fundamenta o conceito de alimentação saudável pressupõe que nenhum alimento específico – ou grupo deles isoladamente – é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e consequente manutenção da saúde.
Fonte: Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2006.

a) O que a sua classe prefere comer no lanche? Como fazer para colher e socializar essas informações? Converse com seus colegas e registre as respostas .

2. Façam uma redação coletiva sobre a forma de colher, organizar e principalmente divulgar os resultados da pesquisa.

 

3. Leia o texto:

Você já deve ter ouvido falar que alimentos com fibras são importantes para a nossa imagesaúde, pois são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes, e que sua ingestão diária regula o funcionamento intestinal. Uma pesquisa foi feita com um grupo de pessoas para saber se ingerem fibras diariamente.
O resultado está registrado no gráfico a seguir.

Consumo de alimentos

image

a) Qual percentual de entrevistados ingere fibras diariamente? Quantas pessoas isso representa, sabendo que foram entrevistadas 200 pessoas? E se tivessem sido 400 pessoas? E 600? Registre suas conclusões.

b) Podemos afirmar que mais da metade dos entrevistados ingere fibras suficientes para regular o funcionamento intestinal? Por quê?

4. Para regular a alimentação de um grupo de 400 atletas que participarão de um campeonato, os organizadores fizeram uma pesquisa para saber de que frutas eles gostavam mais. As frutas escolhidas foram laranja, mamão, banana e pera, cada atleta optou por apenas uma.

Os resultados estão no gráfico abaixo:

image

a) Quantos atletas escolheram banana? E quantos escolheram laranja?

b) Dê um título ao gráfico.

c) Escreva na forma de fração e na forma decimal cada uma das porcentagens apresentadas no gráfico.

d) Escreva um texto sobre as escolhas dos atletas, expressas no gráfico, pensando também no que aprendeu até agora sobre alimentação e saúde.

Um comentário:

Pedagoga Viviane disse...

Olá Clean, adoro seu blog e te ofereço com carinho oselo de aprovação (pegar no meu blog educar é viver na aba ofereço), vc merece!!
http://orientarpedagogos.blogspot.com/

Também estou iniciando um blog para divulgar todos os blogs de qualidade e vc faz parte dele.
Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade.
Seja bem vinda!!!!
http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

Mil bjs