Os números 0, 1, 2, 3, 4, 5... são chamados naturais, e a sequência dos números naturais é infi nita.
Assim como você, todas as pessoas usam números; por exemplo:
● para indicar quantidade: o município de São Paulo tem 31 subprefeituras e distritos;
● para encontrar a página de um livro ou para saber onde colar uma fi gurinha num álbum;
● como códigos: em placas de automóveis, em números telefônicos ou em endereços – para enviar uma correspondência, é preciso indicar o nome da rua, o número da casa e o CEP (código de endereçamento postal). Muitas vezes, os números expressam o resultado de uma medida; por exemplo, o percurso de determinada maratona tem 45 quilômetros.
1. Faça uma lista de usos de números frequentes em sua vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A leitura e a escrita por extenso de números fi ca mais fácil se separamos os algarismos de 3 em 3, da direita para a esquerda. Procure entender o funcionamento do quadro abaixo.
Há outras classes: a dos bilhões, dos trilhões etc.
Veja alguns dados sobre a população da Região Metropolitana de São Paulo
num gráfi co de barras.
2. Escreva por extenso quantos eram os habitantes da região metropolitana de
São Paulo em:
CONTANDO POPULAÇÕES
3. . Leia o texto e responda às questões propostas.
A cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, é a mais populosa do
Brasil e de todo o hemisfério sul doplaneta. No censo do ano 2000, segundo o IBGE, a população do município era de 10.287.965 habitantes. Em 2005, chegou a 10.927.985.
A população do município de São Paulo no ano 2000 era mais próxima de dez milhões ou de onze milhões de habitantes? E em 2005?_________________________________________________________________________________________________________________________
4. Reescreva o texto abaixo substituindo por números as escritas por extenso.
A cidade de São Paulo tem uma imensa frota de automóveis particulares. São cinco milhões e oitocentos mil carros que circulam diariamente. Nos grandes feriados, parte dessa frota procura estradas para sair da cidade. Estima-se que, em dois mil e sete, no feriado da Páscoa, cerca de um milhão e duzentos mil carros tenham deixado a capital.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Leia os números abaixo e escreva-os por extenso. Se quiser, consulte o quadro de ordens e classes.
a) 21.786 ______________________________________________________
b) 4.235.000 ___________________________________________________
c) 9.150.000 ___________________________________________________
6. Usando os algarismos de 0 a 9, escreva:
a) o maior número de três ordens, sem repetição de algarismos _____________________________________________________________
b) o maior número de três ordens, podendo repetir algarismos _____________________________________________________________
c) o menor número de três ordens, sem repetição de algarismos _____________________________________________________________
d) o menor número de três ordens, podendo repetir algarismos _____________________________________________________________
Bibliografia
Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
Um comentário:
Prezada Prof Clean Lourenço,
primeiramente quero parabenizá-lo pelo Blog
Convido-a conhecer os meus trabalhos sobre números primos e sequências numéricas:
OS FANTÁSTICOS NÚMEROS PRIMOS E SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS MÁGICAS
atenciosamente
Ricardo
Postar um comentário