DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola ∕ Instituição: COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
Endereço da Escola: PRAÇA JK, N° 167
Disciplina: MATEMÁTICA
Turma: 6° ANO B
Docente/Estagiário: CLEAN MARIA REIS LOURENÇO
Polo: ANANÁS Estado: TO
Carga horária total: 90 h
Ano / Semestre de aplicação: 2011.02
EMENTA
Números decimais; Operações com números decimais; Porcentagem em forma decimal; Grandezas e suas medidas; Pesquisa: Organização de dados de uma pesquisa em tabelas e gráficos de barras, linhas e setores.
OBJETIVOS
Gerais
- Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno.
- Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problemas que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.
Específicos
- Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo seu uso no contexto diário;
- Representar, escrever e operar com números decimais;
- Ser capaz de utiliza-se das operações por estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
- Resolver situações – problemas envolvendo porcentagens em situações problemas;
- Descobrir e reconhecer a existência de grandezas que podem se medidas com unidades que não mantém uma relação decimal entre si;
- Utilizar adequadamente calculadora, computador e outros recursos tecnológicos disponíveis;
- Ser capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no dia a dia, representadas em listas, tabelas, gráficos de colunas e outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Distribuição do conteúdo programático | Previsão do Número de aulas |
UNIDADE 1 1)Número decimais(comparação e representação) 2)Operações com números decimais; 3)Porcentagem em forma decimal; | 6 |
UNIDADE 2 1) Grandezas e suas medidas em unidades não decimais; 2) Pesquisa(Organização de dados de uma pesquisa em gráficos de barras, linhas e setores). | 4 |
METODOLOGIA
|
RECURSOS DIDÁTICOS
Cupom fiscal, encartes e panfletos de supermercado, cardápio da merenda escolar (ver itens, preços, calorias), papel madeira, pincel atômico, calculadora, projetor de slides, computador, notebook, software (jogos educacionais sobre os números decimais); |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Algumas sugestões de avaliações em sala de aula:
|
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA | |
DATA | CONTEÚDO |
03/10 | Números decimais: Leitura, comparação e representação; |
07/10 | Operações com números decimais; |
10/10 | Porcentagem em forma decimal; |
14/10 | Grandezas e suas medidas em unidades não decimais; |
17/10 | Pesquisa: Organização de dados de uma pesquisa em tabelas; |
19/10 | Confecção de gráficos de barras, linhas e setores. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009. Projeto Radix: matemática, 7° ano/Jackson da Silva Ribeiro. – São Paulo: Scipione, 2009. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário