Disciplina: Matemática
Docente/estagiário: Clean Maria Reis Lourenço
Polo: Ananás Estado: Tocantins
Turma: 6° ano B do ensino fundamental
Tempo pedagógico previsto: 02 horas/aula
Tema da aula: Números decimais
Semestre de Realização do Estágio: 2011.02
CONTEÚDOS
- Números decimais ; Leitura; Comparação; Representação;
OBJTIVOS
Geral
- Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno;
Específicos
- Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo uso no contexto diário;
- Representar e escrever e operar com números decimais;
METODOLOGIA
- As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e dentre outras;
- Apresentação de um Slide falando da importância de estudar os números decimais;
- Exibição de um vídeo números decimais aula15 mostrando onde os números decimais estão inseridos no cotidiano das pessoas;
- Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;
- Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
- Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback);
RECURSOS DIDÁTICOS
Textos impressos, projetor de slides, notebook, vídeo software (jogos educacionais sobre os números decimais);
AVALIAÇÃO
- Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
- Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.
Projeto Radix: matemática, 7° ano/Jackson da Silva Ribeiro. – São Paulo: Scipione, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário