Eixo Norteador: Números e Operações
Habilidades:
Reconhecer números inteiros no contexto diário.
Representar os números naturais e os números inteiros na reta numérica.
Realizar operações com números inteiros.
Identificar os números inteiros e estabelecer relação de ordenação entre eles.
Compreender as relações operatórias dos números inteiros.
Somar, subtrair, multiplicar e dividir com números inteiros
Elevarumnúmero inteiro a n-ésina potência.
Extrair a n-ésina raiz deumnúmero inteiro.
Desenvolver estratégias de verificação e controle de resultados através do cálculo mental e
da calculadora
Conteúdos :
Conteúdos :
Conjuntos dos números inteiros:
significado ,representação e ordenação.
calculo exato, aproximado, mental e escrito.
operações (adição, subtração, multiplicação, divisão).
Representação dos inteiros na reta numérica
Eixo Norteador: Espaço e Forma
Habilidades:
Determinar a planificação de poliedros e demonstrar visão espacial.
Explorar objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas, e artesanatos fazendo conexões com outras áreas do conhecimento.
Reconhecer o ângulo como elemento de um polígono.
Identificar os elementos dos sólidos geométricos.
Utilizar-se da composição e decomposição de formas geométricas para resolver problemas.
Associar as figuras geométricas planas e os sólidos geométricos a objetos e formas do cotidiano.
Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais.
Conteúdos :Formas geométricas planas e espaciais.
Composição e decomposição de formas geométricas.
Arte e matemática.
Figuras planas: lados e ângulos.
Formas espaciais. vértices, faces e arestas.
Visão espacial.
Eixo Norteador: Grandezas e Medidas
Habilidades:
Comparar e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou
convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas.
Resolver problemas diversos envolvendo medidas de comprimento, superfície e volume.
Realizar transformações entre medidas de uma mesma grandeza
Conteúdos :Superfície de área.
Comprimento: Perímetro.
Volume: Capacidade.
Transformações entre medida de uma mesma grandeza
Eixo Norteador: Grandezas e Medidas
Habilidades:
Interpretar dadosemgráficos de colunas e tabelas.
Construir tabelas e gráficos de coluna.
Construir ler e interpretar gráficos.
Calcular e elaborar conclusões a partir da analise deumgráfico ou de uma tabela.
Conteúdos :Pesquisa em lista e tabelas.
Pesquisa de respostas objetivas.
Organização dos dados de uma pesquisa em listas, tabelas e gráficos de coluna simples e duplas.
Bibliografia.
Bibliografia.
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008.
Um comentário:
obrigado
Postar um comentário