Eixo Norteador: Números e Operações
Habilidades:
Desenvolver estratégias de verificação e controle de resultados através do cálculo mental e da calculadora;
Determinar seqüencias numéricas e não numéricas;
Identificar e utilizar operações adequadas a partir do seu conceito para resolver uma dada situação - problema do cotidiano utilizando procedimento de cálculos pessoais e convencionais;
Representar os números naturais na reta numérica;
Representar na reta numérica os números Naturais e estabelecer critérios de comparação e ordenação.
Conteúdos :
Conjunto dos números naturais;
Seqüencia numérica e ordenamento;
Calculo exato, aproximado, metal e escrito;
Operações
Eixo Norteador: Espaço e Forma
Habilidades:
Demonstrar visão espacial de figuras tridimensionais ;
Reconhecer os polígonos que compõem as faces dos poliedros;
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando - as com as suas planificações;
Relacionar os sólidos geométricos a objetos do cotidiano;
Classificar figuras tridimensionais em corpos redondos, poliedros e pirâmides;
Explorar objetos do mundo físico, de obras de arte, pintura, desenhos, esculturas, e artesanatos fazendo conexões com outras áreas do conhecimento;
Conteúdos :
Poliedros e corpos redondos;
Classificação;
Elementos;
Planificação
Perspectiva
Eixo Norteador: Grandezas e Medidas
Habilidades:
Identificar a medida como um número que representa o resultado da comparação entre duas grandezas de mesma natureza;
Identificar a importância social da escolha de unidades padronizadas e de seu uso;
Construir o conceito de medida levando em conta o número que descreve a comparação de duas grandezas e sua importância social;
Conhecer e utilizar instrumentos adequados para medir e analisar a interdependência entre grandezas e expressa-la algebricamente e ou geométricas;
Comparar e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas;
Conteúdos :
Medidas;
O conceito de medida;
O que é Medir;
Unidades padronizadas e não padronizada;
Eixo Norteador: Tratamento da Informação
Habilidades:
Ser capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no dia a dia.
Conteúdos :
Pesquisa de resposta objetiva;
Organização dos dados de uma pesquisa em listas, tabelas e gráficos de coluna
Bibliografia.
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008.
Bibliografia.
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário