MEUS SEGUIDORES

sábado, 27 de março de 2010

FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS


POLIEDROS E NÃO-POLIEDROS

Vejam alguns objetos e embalagens utilizados no dia a dia que lembram formas geométricas espaciais.


 

 

 

 

 

 

 

Note que, os objetos e as embalagens utilizados no dia a dia se assemelham às formas geométricas espaciais.



 


 


 


 


 


 


 

De acordo com algumas características, podemos classificar as formas geométricas espaciais vistas em dois grupos.

POLIEDROS

Paralelepípedo, pirâmide de base quadrada, cubo, prisma de base triangular

As formas geométricas espaciais apresentadas neste grupo são chamadas poliedros. Os poliedros são formas geométricas espaciais cuja superfície é formada apenas por polígonos.

NÃO – POLIEDROS

Cilindro, esfera e cone

As formas geométricas espaciais apresentadas neste grupo não são poliedros, pois não são limitadas apenas por superfície planas. Essas formas também são conhecidas como corpos redondos.  

Poliedros: Palavra de origem grega na qual poli significa "muitos(as)" e edros, "faces"; portanto, poliedros significa "muitas faces". 



CALCULANDO O VOLUME DOS SÓLIDOS

Para determinar  o volume de um cubo, deve-se utilizar a seguinte fórmula.

V = a.a.a   ou  V = a³ , sendo que

V = volume
a = aresta


Enquanto que, para calcular o volume do paralelepípedo usa-se :

V = a. b. c , sendo  que multiplica as três dimensões, ou seja, comprimento, largura e altura

1 - Calcule o volume dos cubos abaixo:




2 - Calcule o volume dos paralelepípedos abaixo:


13 comentários:

Anônimo disse...

oi sou a juliana estou na 5serie e quero agradecer a ter esses saites de pesquisa vou precisar muito

lapilary disse...

gostei muito pesquisar meus trabalho pela internet adorei larissa estou na 5serie

Unknown disse...

Oi sou claudio sera que metematica materia dificil

Diario de uma atleta disse...

gostaria de sugerir que alem de suas explicações ótimas vc colocasse atividades

Antonio disse...

Oi meu nome é Amanda e estou no 1º ano do fundamental. Obrigado pela ajuda com as formas geométricas.

FRANCIELY disse...

OI MEU NOME É FRANCIELY ACHEI MUITO LEGAL AS EXPLICÃO SOBRE FORMAS GEOMÉTRICA.

Pedagoga Viviane disse...

Olá querida!!!!
Estou te convidado a participar do meu novo blog. Criei um blog Educacional para divulgação de todos os blog de educação de qualidade. Vc faz parte dele. Basta trazer o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de quakidade.
http://diversosblogseducacionais.blogspot.com.br/

Conto com vc!!
Mil bjs

Unknown disse...

oi eu sou vitoria e queria agredecer por ter esse site de figuras geométricas pq esse site me ajudou muito

Unknown disse...

Nossa muito bom!Obrigada

Rita de Cassía disse...


Seu blog é muito fofo amei, essa pagina me ajudou bastante muito obrigada.


Veja mais:

Atividades com formas geométricas para educação infantil

Atividades de Geometria Plana com gabarito para baixar

Projeto de geometria espacial (Gincana geométrica)

Atividades de geometria plana e espacial

Atividades de geometria plana com gabarito

Atividades de geometria plana ensino fundamental

Imagens e figuras geométricas para imprimir

Unknown disse...

Cleomenia Alves de Sousa 23 de outubro de 2013

Obrigada pela ajuda. Me ajudou bastante.
Parabéns!

davi disse...

esse site é muito mala ;)

Unknown disse...

Oi meu nome e Natan eu Tou no 5ano obrigado site